sábado, 25 de abril de 2009

Hemangioma? O que é isso?

Já perdi as contas de quantas vezes tive que explicar o que é a "manchinha vermelha" da Luiza, comentários do tipo: "ah tadinha machucou o narizinho", "ainda bem que uma das gêmeas tem uma marca de nascença, assim dá pra diferenciar", ou "o que é isso no narizinho?"
Na realidade eu nunca tinha ouvido falar em hemangioma antes da Luiza nascer, então procuro ter paciência e explicar, mesmo assim as vezes respondo apenas: "É um hemangioma!", a pessoa claro fala: "Ah tá..." mais não tem idéia do que é isso!
O termo hemangioma é usado para denominar genericamente um grupo extenso de lesões vasculares que devem ser melhor chamados de tumores vasculares da infância ou angiodisplasias. Os tumores vasculares são os tumores mais freqüentes da infância com incidência de 3-5 para cada 100 nascimentos. São lesões benignas que aparecem nos primeiros meses de vida e, em alguns casos, podem desaparecer até os 7-10 anos de idade. São extremamente variáveis na sua forma de apresentação clínica. A grande maioria é constituída de pequenas lesões vinhosas sem maior repercussão para a vida do paciente. São lesões que apresentam comportamento peculiar. Ao nascimento apenas 40% das lesões são detectáveis como pequenas manchas vermelhas. No primeiro mês de vida apresentam crescimento abrupto em volume e extensão tornando-se elevadas e sua textura lembra a do morango. Sofrem involução a partir do primeiro ano de vida, que se completa até os 7-10 anos de idade.
O hemangioma da Luiza sofreria involução espontânea, porém encontramos uma equipe de médicos especialistas neste assunto, e decidimos buscar tratamento, e foi o melhor que fizemos, a Luiza está com quase 7 meses, e seu hemangioma encontra-se em uma fase de regressão que sem o tratamento atingiria apenas com 2 anos de idade, e o que posso dizer para pais que assim como nós não aceitamos esperar, é que vale muito a pena, o diagnóstico para a Luiza é que com 1 ano de idade sua "manchinha vermelha" tenha sumido por completo.

Um comentário:

Geovanna disse...

Nossa... tbm nao conhecia e foi muito interessante e esclarecedor seu post... gostei mesmo... e queria mesmo saber o q era a manchinha da sua bebe... srsrs... e que bom que Vcs encontraram uma boa equipe que pôde cuidar dela com antecedência, prq das primeiras fotos dela q vi na sua galeria do e-family, a manchinha ja ta bem menor mesmo... que bom né...
Eu acho suas meninas lindas... e bem parecidas com vc... Parabéns... Se Deus te escolheu pra ser mamae dessa duplinha é prq vc é muito capaz... Felicidades pra vcs...
Abração!!!